O Magic Bus versão Atacama

0

Há algumas semanas, o famoso Magic Bus do Alaska foi removido do lugar onde estava como forma de prevenção de acidentes. As autoridades locais decidiram retirar ele do local após o aumento de  acidentes com trekkers e turistas que buscavam o local sem o devido preparo. Isso gerou uma grande comoção entre os fãs da história de Chris McCandless que sonhavam em conhecer o local onde ele morreu. Entretanto, para quem gosta de histórias curiosas sobre ônibus a boa notícia é que existem outros Magic Bus perdidos pelo mundo a fora.

Um deles está no Chile, em San Pedro do Atacama. O Magic Bus Atacamenho esta abandonado no meio do deserto, em um vale próximo às Lagunas Escondidas de Baltinache. O lugar passou a ser conhecido pelas agências de turismo como Valle del Bus e apresenta uma paisagem impar. Todavia, bem diferente da região do Alaska a não ser pelo ônibus estacionado atrás de uma colina.

O ônibus esta em um local isolado no meio do deserto

Mas como esse ônibus foi parar lá?

Bem, esse é um mistério. Mas a teoria mais aceita é que ele foi levado lá para ser abrigo de festas clandestinas no deserto. Em San Pedro do Atacama é proibido dançar, bem como beber na rua e ficar bêbado. Os nativos possuem uma forte tradição religiosa e uma das lendas da cidade diz que ela foi construída sobre um cemitério. Assim, em respeito aos mortos que ali descansam, não é possível realizar festas.

Outra explicação para essa curiosa característica da cidade é que para que um estabelecimento realize festas com danças é preciso ter um alvará de cabaré, muito caro e difícil de conseguir. Logo nenhum estabelecimento possui essa documentação nem a permissão para realizar festas. A solução são as famosas festas clandestinas no deserto.

Apesar de escondido e de o acesso não ser dos melhores, o Magic Bus Atacama possui prateleiras em seu interior e esta em um local ótimo para se esconder dos caribenhos. Atualmente, as festas não são mais realizadas no local, e o ônibus virou um ponto turístico para mochileiros e atrai fãs da história de Na Natureza Selvagem que buscam encontrar semelhanças entre os dois ônibus.

Noite estrelada no Magic Bus – Foto: Caio Farias (blog Em Algum Lugar do Mundo)

O segundo ônibus do Atacama

Além deste Magic bus, há próximo a San Pedro do Atacama um segundo ônibus no caminho para o Sairecabur, um vulcão de quase 6 metros que é bastante frequentado na região.

Este segundo ônibus está abandonado no deserto há 45 quilômetros ou uma hora do centro de San Pedro. Ele fica protegido dos ventos atrás de um morro na beira da estrada e aparentemente foi deixado ali por mineiros que exploraram enxofre no vulcão. A extração funcionava de maneira rústica, basicamente subia um caminhão 4×4 e o enxofre era retirado com pás.

Sem rodas e com apenas 4 janelas, sendo que duas são protegidas com grades, o ônibus servia há mais de 70 anos atrás como um escritório de controle de acesso à mina, que também construiu a estrada que servem aos montanhistas que escalam essa montanha.

O ônibus do Sairecabur. Foto Pedro Hauck.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário