Por que escolher uma bota com tecnologia?

0

Todo montanhista busca um calçado confortável e resistente para poder realizar suas atividades sem sofrimento. Mas a escolha de uma bota de qualidade também pode resultar em mais segurança e saúde para seus pés e pernas em longo prazo.

Uma boa de qualidade trará mais saúde para seus pés e pernas.

Assim, as marcas fabricantes têm investido cada vez mais em tecnologias que proporcionam um pisar melhor durante a caminhada. Seja em uma atividade mais leve, em uma caminhada mais pesada ou durante a escalada de alta montanha ou em ambientes extremos.

A La Sportiva é uma dessas marcas, com produtos de qualidade que vem passando de geração em geração essa tradição. Desde que surgiu, antes da segunda guerra mundial, a marca investe em tecnologias nos seus calçados, mesmo nos modelos mais simples. Com o objetivo de oferecer um calçado mais confortável, a La Sportiva possui um setor de desenvolvimento de produtos só para estudar como o corpo age e como acontece a pisada.

Separamos aqui algumas das principais tecnologias empregadas nas botas e como cada uma delas atua:

Revestimento mais resistente

Alguns materiais irão resistir mais a abrasão e aos atritos durante a caminhada, fazendo com que ela tenha mais tempo de vida útil. Além disso, com o material mais reforçado, seus pés e tornozelos terão uma proteção a mais contra as torções.

Biqueira Reforçada

Quando a parte da frente da bota possui uma proteção a mais para evitar que você se machuque naquelas famosas “topadas” com pedras ou galhos. Assim você garante a saúde dos seus pés e principalmente das suas unhas.

Entressola

Algumas entressolas são feitas para aguentar mais peso e melhorar o amortecimento durante a caminhada. Assim você protegerá seus pés, pernas, articulações e até mesmo a sua coluna de lesões, além é claro de ter mais conforto durante longas caminhadas.

Palmilha com tratamento antibacteriano e respirável

Algumas marcas oferecem palmilhas que além de confortáveis também possuem um tratamento para diminuir a proliferação de bactérias. Há marca que oferecem palmilhas feias de material respirável que faz com que o suor fique afastado do seu pé.

Membrana Gore Tex

Esta é a membrana mais famosa de impermeabilização usada tanto para calçados como para roupas. Ela ajudará manter seus pés sempre secos, evitando assim as terríveis bolhas.

O conjunto de tecnologias empregados numa bota pode deixar ela mais resistente, segura e confortável.

Solado Vibram

Esse é um solado feito com uma borracha mais resistente. Ela possui alta capacidade de aderência nos mais diversos terrenos e te ajuda a se manter mais estável durante as trilhas, evitando escorregões.

Impact Brake System

Esse sistema nada mais é do que um solado especial desenhado para se ter maior aderência e maior tração. Assim durante a sua caminhada, você terá mais estabilidade, sem precisar forçar tanto os pés como a musculatura. Além disso, a borracha certa com o desenho ideal também ajuda no amortecimento. Por tanto irá prevenir a fadiga nas articulações, principalmente em caminhadas mais longas ou de vários dias.  O Sistema Impact Brake System faz ainda com que a caminhada ou o pisar se torne mais confortável ajudando a prevenir dores no joelho, coxa e quadril. Parece uma coisa simples, mas foi estudada e aprimorada por anos até chegar no formato atual e pode fazer a diferença em uma bota.

3D Flex System

Quanto mais orgânico, mais confortável será o caminhar. Apesar de algumas botas serem mais rígidas, as que possuem o 3D Flex System vem com um sistema de flexibilidade na região do tornozelo, permitindo o movimento natural e orgânico, melhorando a estabilidade, assegurando melhor ajuste e maior segurança do calcanhar.

Ao reunir essas tecnologias em um calçado, você terá mais segurança e conforto durante suas caminhadas e isso refletirá na sua saúde e no seu futuro, evitando desgaste muscular, ósseo e pequenas lesões ao longo do tempo.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário