Sherpas competem para abrir rota nepalesa no Cho Oyu

0

O Cho Oyu é a sexta montanha mais alta do mundo com 8188 metros de altitude. Ela está localizada na fronteira do Nepal com o Tibet. No entanto, para ser escalada, além de enfrentar os desafios da montanha, também é preciso driblar as dificuldades burocráticas impostas pelo governo Chinês que controla o Tibet e o principal acesso a essa montanha.

Cho Oyu visto de Machermo.

No entanto, os Sherpas nepaleses começaram uma verdadeira competição para abrir uma nova rota pelo lado nepalês, o que pode ser uma opção contra as dificuldades burocráticas chinesas. As equipes procuram uma rota que seja viável para ser explorada comercialmente.

A equipe liderada por Mingma Dorchi Sherpa, foi a primeira a anunciar sua expedição invernal para abrir uma nova rota no Cho Oyu. Ela possuí oito pessoas e já esta no que será um possível Acampamento Base da montanha. Ela é formada por Pemba Ongchhu Sherpa, Pasang Dorjee Sherpa, Pasang Tenji Sherpa, Lakpa Thendu Sherpa, Phurbu Kusang Sherpa e Karma Gyaljen Sherpa.

Já Gelje Sherpa conta com outra equipe de 10 pessoas e seguem para a região de Nangpa La de onde pretendem iniciar a subida. A expedição de Gelje conta com o apoio financeiro da Fundação Nimsdai de Nirmal Purja e também já esta a caminho da base da montanha.

Ainda há a possibilidade de ambas as equipes unirem forças na reta final da escalada, todavia por enquanto eles seguem em expedições independentes.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário