Urubici fica a 170 km de Florianópolis, por uma bela estrada asfaltada, que atravessa vales e sobe chapadões, até passar pela curiosa pirâmide do Panelão e descer até a cidadezinha de Urubici. Esta funciona de maneira semelhante a Monte Verde para os paulistas ou Visconde de Mauá para os cariocas: uma região serrana e rústica, próxima da capital, com belos visuais e muita natureza.
Urubici está a uma altitude acima de 900 metros, próxima aos cânions de Bom Jardim da Serra. É também vizinha de São Joaquim, conhecida como a mais fria região do Brasil (mas é possível que perca esta posição para Urupema) e que emprestou seu nome para um antigo PN. Significa na língua dos índios xokleng Terra Mãe das Águas Geladas, é um nome um tanto sonoro, mas bem verdadeiro.
Os xokleng eram uma nação nômade que percorria todo o Brasil. Foi para buscar ouro e catequizar índios que os primeiros brancos chegaram à região. Só 200 anos depois começou a exploração florestal, que se estendeu pelo meio século seguinte.
Urubici é uma vila feiosa e pequena, com avenidas curiosamente largas, por causa do trânsito de pesados caminhões de madeira, da época quando a cidade começou a crescer. Devido à topografia acidentada, esta foi a última região colonizada em Santa Catarina, quando lá se instalaram inúmeras madeireiras para o corte das araucárias nativas. Foi exatamente para protegê-las (ou o que sobrou delas) que o PN foi constituído.
Mas, até hoje, Urubici é pouco habitada, com grandes extensões servidas por estradas de terra, povoados minúsculos distantes entre si e muitas de suas encostas ainda recobertas por vegetação nativa (ou pelo menos assim era quando estive lá). Na realidade, os principais atrativos estão a algo como 20 ou 30 km da vila, principalmente no rumo leste, no sentido da Serra Geral.
Uma das atrações é o platô do Cânion do Espraiado. Você deve dirigir por 30 km na direção leste, até perto da Serra do Corvo Branco, saindo à esquerda no rumo do Refúgio do Rio Canoas. Junto com o Rio Pelotas, o Canoas é formador do Rio Uruguai. Ele corre ao longo de todo o vale que você atravessou para chegar ao Refúgio.
Subir aos campos de altitude é uma caminhada um tanto íngreme por 10 km de ida e 500 m de ascensão, a partir do deslumbrante vale do rio. A vista de cima é impressionante, com a cachoeira do Rio Espraiado mergulhando no cânion quase ½ km abaixo, toda a luxuriante vegetação das encostas e o rochedo acidentado do Corvo Branco mais adiante.
A Serra do Corvo Branco a 1.750m, também na borda da Serra Geral, é outro dos atrativos. Dizem que corvos brancos não existem, este nome deve ter sido criado por alguém com muita imaginação (ou pouca visão), que talvez o tenha confundido com algum urubu rei. Dela desce uma estradinha semelhante à do Rio do Rastro, embora menor. Os altos da Serra são alcançados por uma caminhada de talvez 5 km de ida.
O local mais conhecido na região é o Alto da Igreja, de todos o mais elevado, com 1.820m, ao qual você chega de carro. Lá existe uma base para controle do tráfego aéreo. Devido a estas instalações, o acesso à bela Pedra Furada deve contornar a colina, numa trilha irregular de 6 km dentro do mato arbustivo, que corre pelas encostas de um cânion. A Pedra Furada é uma notável formação em arenito com um curioso vazio central de quase 10 metros de altura.
Se você sentir saudades de uma escalaminhada minúscula, não deixe de visitar o Morro do Campestre. Ele está a 7 km no rumo oeste, com 1.200m de altitude. Nele a erosão esculpiu no arenito formas muito evocativas: lajes, buracos e pontões. Estão debruçados sobre um vale verdejante, coberto por um mosaico de diferentes plantações ao longo do curso preguiçoso do Rio Canoas.
Existem também belas cachoeiras, a mais conhecida delas sendo a do Avencal, à beira da rodovia para São Joaquim. Ela pode ser visitada por baixo e também pelo alto, em ambos os casos com visões impressionantes. Note como é imponente a grande e curva parede basáltica. Informe-se e visite também outras quatro quedas, ficam de 7 a 23 km do centro.
Apesar de um surto imobiliário recente, o turismo ecológico em Urubici ainda está se iniciando, não existem tantas alternativas de hospedagem e de travessias. Mas há algo de delicado e pitoresco que faz desta uma região encantadora. Como percebi na segunda vez em que a visitei, está ficando mais urbanizada. Então, conheça logo antes que tenha menos a conhecer.
1 comentário
Altamontanha, aumente suas vendas com mensagens diretas, usando o https://www.divulgamailing.com
Software buscador de E-mails e contatos de WhatsApp segmentados por palavras chaves.
Brinde: Software para envio de e-mails.