Edurne Pasabán completa os 14 cumes - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais uma mulher com todos os oito mil

Edurne Pasabán completa os 14 cumes

A alpinista espanhola chegou ao cume do Shishapangma nesta manhã e assim escreve seu nome na exclusiva lista dos montanhistas que escalaram todas as montanhas com mais de mil metros de altitude.

Fonte:

Edurne Pasaben chegou às 11h30min da manhã (no horário do Nepal) ao cume do Shishapangma (8027 metros) e assim completou seu projeto de subir todas as 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Ela esteve acompanhada de Asier Izagirre, Alex Txikon, , Nacho Orviz e os Sherpas Mingma e Pasang.

Eles foram favorecidos pelo ótimo tempo que fez no final de semana, com ventos muito mais brandos, permitindo-os uma condição de tempo ideal para realizarem o ataque ao cume na montanha.
 ,
Projeto polêmico

Edurne Pasaban e a coreana Oh Eun Sun viveram um episódio de muita conturbação no cenário do montanhismo mundial. Ambas estavam finalizando o projeto de escalar todas as montanhas com mais de 8 mil metros, mas a coreana finalizou antes.

Até então o clima de competição era saudável, mas Pasabán se irritou com um repórter coreano que ficou observando a espanhola em sua jornada no Annapurna (o décimo terceiro cume dela) dizendo que ela não havia feito cume na montanha.

Pasabán deu então uma entrevista dizendo que os Sherpas de Sun disseram que ela não havia culminado o Kangchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo localizada na fronteira da Índia com o Nepal.

Esta declaração reacendeu esta polêmica escalada e até hoje Sun precisa confirmar se fez ou não cume nesta montanha.

Se for confirmado, Oh Eun Sun será considerada de uma vez por todas que foi a primeira mulher a escalar todos os 14 cumes com mais de 8 mil metros. Pasabán será a vigésima primeira pessoa no mundo a completar este desafio.

Veja mais:

Lista dos montanhistas que escalaram todos os 14 oito mil
Miss Oh se defende das acusações de antiética e trapaças
Juanito Oiarzabal desabafa: Não há mais solidariedade no montanhismo
Tolo Calafat falece no Annapurna
Coreanos tem fama de serem antiéticos no Himalaia.
Oh Eun Sun finaliza a escalada dos 14 oito mil em meio a desconfianças
Pasabán rompe o silêncio sobre Oh Eun Sun
João Garcia e Edurne Pasaban escalam o Annapurna


 ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade