Gerlinde Kaltenbrunner escala o K2 e finaliza os 14

0

A montanhista austríaca Gerlinde Kaltenbrunner logrou hoje a escalada do K2, tornado-se assim a primeira mulher no mundo a completar a escalada de todas as montanhas com mais de 8 mil metros no mundo sem o uso de oxigênio.


Às 18:18, hora local do Paquistão, a alpinista austríaca Gerlinde Kaltenbrunner logrou chegou ao topo do K2, segunda montanha mais alta do mundo e uma das mais difíceis também. Junto com a conquista do temível cume, veio para Gerlinde a satisfação de ter escalado todos os cimos com mais de 8 mil metros sem oxigênio, tornando-se a primeira mulher no mundo a realizar tal feito.

A primeira mulher a realizar a ascensão de todas as montanhas de 8 mil metros foi a coreana Oh Eun Sun. O título de primeira, no entanto, foi parar nas mãos da espanhola Edurne Pasabán, já que a ascensão do Kangchenjunga realizada por miss Oh é contestada. Já Gerlinde é a primeira a realizar todas estas ascensões sem o uso de Oxigênio complementar, artifício que foi utilizado por Pasabán no Everest e por Oh Eun Sun em quase todas suas ascensões.

A escalada de Gerlinde no K2 foi uma história a parte. A expedição dela está na montanha há seis semanas e ela realizou várias tentativas de chegar ao cume. Participam da expedição Maxut Zumayer, Vassily Pivtsov e Darek Zaluski. A equipe se encontra agora em pleno descenso.

A primeira pessoa a confirmar a noticia de sucesso da austríaca foi seu marido, o também alpinista Ralf Dujmovits, quem também já escalou os 14.

A experiência de Gerlinde nos gigantes do Himalaia começou em 1998, depois que ela escalou o Cho Oyu. Foram 13 anos de idas e vindas ao Himalaia até que ela conseguisse lograr seu projeto e agora entrar para a história do montanhismo.

Fonte: Desnivel

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário