Lançado Guia de Plantas do Planalto do Itatiaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Conhecendo a flora brasileira

Lançado Guia de Plantas do Planalto do Itatiaia

Os autores, Izar Aximoff e Katia Torres Ribeiro, são dois montanhistas biólogos que estudam há tempos o ambiente do Parque Nacional do Itatiaia. Ambos são preocupados com a preservação da vida e com a ecologia dos incêndios nas áreas naturais. Um novo livro, um guia indispensável.

Fonte: http://heltonperillo.blogspot.com.br/

 

O Guia de Plantas tem 224 páginas e centenas de fotos coloridas de excelente qualidade das plantas típicas da Parte Alta, do Planalto do Itatiaia. O primeiro parque nacional do país, o Parque Nacional do Itatiaia completou 75 anos agora no último dia 14 de junho.
 
Este Guia de Plantas é um presente, não para este respeitável senhor Itatiaia, um presente para todos nós freqüentadores do Planalto. O Parque do Itatiaia na prática é dividido em duas partes: a Parte Baixa, com hotéis e predominância da Mata Atlântica, e a Parte Alta, ou Planalto, com campos de altitude, afloramentos rochosos e plantas raras. O Planalto é agreste, diferente da maior parte dos ambientes naturais conhecidos pelo brasileiro comum. Merece ser mais conhecido.
 
Este Guia é de altíssima utilidade para os visitantes já acostumados com o Planalto e essencial para os novatos. Inicia com uma interessante introdução com aspectos gerais do Parque e até orientações práticas aos visitantes para atingirem o mínimo impacto sobre a natureza. Da página 70 em diante começa o Guia para identificação das plantas, nada daquelas chaves complexas de identificação botânica acessíveis apenas aos iniciados.
 
Izar e Katia tiveram a genial idéia de dividir as plantas do Planalto em flores amarelas, flores brancas, flores vermelhas e flores azuis e lilases. Assim basta achar a foto da flor desconhecida, para cada flor aparece o nome da família, a foto colorida, o nome científico e a página onde encontrar mais informações sobre cada planta e outras fotos maiores e mais belas. Na página 183 começam as plantas sem flores, as araucárias, as parentes das samambaias, os fungos, os liquens e as briófitas. Tudo muito fácil, muito prático e muitíssimo bonito.
 
O Guia das Plantas pode ser usado, como sugerido acima, para identificação das plantas encontradas no Planalto, para estudo de botânica ou simplesmente pelo prazer de conhecer, aprender e ver belíssimas imagens de plantas e natureza.
 
É importante lembrar que este Guia serve para identificar a maioria das plantas de outras "partes altas" de outras montanhas do sudeste brasileiro, servirá então para a Serra dos Órgãos, Três Picos de Salinas, Serra Fina/Pedra da Mina, Pedra do Baú, Marins e Itaguaré, etc.
 
Guia de Plantas - Planalto do Itatiaia - O Guia.
Contato: izar.aximoff@gmail.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade