Pesquisa mostra que brasileiro está insatisfeito com áreas naturais protegidas - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Parques existem, mas só no papel.

Pesquisa mostra que brasileiro está insatisfeito com áreas naturais protegidas

Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela organização WWF-Brasil, aponta que 82% dos brasileiros acreditam que a natureza do país não está protegida de forma adequada e 56% dos entrevistados não estão satisfeitos com as áreas verdes existentes nas grandes cidades – a maior taxa de insatisfação é da população do Sudeste (62%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18), durante o Congresso Mundial de Parques, que acontece em Sydney, na Austrália.

Fonte: G1

O Ibope ouviu 2 mil pessoas na segunda quinzena de outubro em todas as regiões do país. O objetivo do estudo era entender como o brasileiro se relaciona com as unidades de conservação, como parques, reservas e outras áreas protegidas.

De acordo com a pesquisa, grande parte do público já ouviu falar da existência de áreas protegidas e 55% dos entrevistados afirma que as áreas verdes ajudam na proteção das nascentes e rios. Outros 65% creem que a diversidade de plantas e animais fica mais protegida com a manutenção das florestas, independente de onde elas estiverem.

Aproximação do público – Segundo Maria Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil, o levantamento demonstra a preocupação com o tema e tenta aproximar da realidade da população urbana a informação de que “áreas protegidas não estão apenas na Amazônia”.

“Tem gente que enxerga natureza como aquilo que é distante. Seria melhor que as pessoas que estão na cidade percebessem que um impacto [negativo] nas áreas de conservação acarretam em danos ao rio e, consequentemente, impactam o seu carrinho de compras [do supermercado]”, explica. “Ainda há muito a se fazer para que essa percepção mude”, complementa.

Com os resultados, a ONG pretende bater na porta dos governantes para cobrar mais medidas protetivas.

Atualmente, o Brasil tem 320 unidades de conservação federal, distribuídas por todas as regiões do país, que representam 759.375 km² do território brasileiro protegidos por lei. Somadas as unidades estaduais e municipais, cerca de 10% do país está preservado sob o título de unidade de conservação.

Leia mais:

:: Obesidade já custa ao Brasil 2,4% do PIB do Brasil. Gastos com parques é 0.01% O que um tem a ver com outro?

Publicidade:


Publicidade

Publicidade