Esquiador extremo tentará descer esquiando do cume do Kanchenjunga. - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Esquiando no Himalaia

Esquiador extremo tentará descer esquiando do cume do Kanchenjunga.

O alpinista e esquiador sueco, Frederik Ericson, depois de descer de montanhas como o Dhalagiri e o Shishapangma, está a caminho de realizar sua terceira descida com esquis numa montanha com mais de 8 mil metros. O desafio, no entanto é muito maior!

Fonte: Barrabes

Frederik Ericson já é conhecido por suas descidas de esquis extremas. Agora ele tem o projeto de descer as 3 montanhas mais altas do mundo desta maneira.

O projeto não é nada fácil, para começar, a parte menos perigosa é justamente escalar o Everest, K2 e Kanchenjunga. Comparando-se os riscos da descida de esqui, realizar estas ascensões é "moleza".

O problema em descer esquiando do cume de montanhas selvagens é justamente controlar a velocidade dos esquis. No meio das rotas de descenso nestas montanhas há muitos obstáculos, como pedras, gretas e precipícios.

A escalada que é a parte mais fácil do projeto de Ericson, também não é nada simples. Para se ter uma idéia, o Everest, a montanha mais alta do mundo, será o desafio mais fácil para ele. O K2 tem uma fama terrível de ser a montanha da morte, mas o Kanchenjunga é a montanha mais técnica de todas e de tão isolada e difícil, é uma das montanhas de oito mil metros menos freqüentada.

Para quem acha que o plano de Ericson é ilusório, ele mostra, com um resumo de seu curriculum de descidas extremas, a seriedade do projeto:

# 2003- Pico Somoni (7.495 m), Tadjiquistão
# 2004- Cume central do Shishapangma (8.012 m), Tíbet
# 2005- Gasherbrum 2 (8.035 m), Paquistão
# 2007- Dhaulagiri (8.167 m), Nepal. Neste pico conseguiu descender até os 4.700 metros siem tirar os esquis dos pés.

Seu plano é subir e descer esquiando o Kanchenjunga neste outono (do hemisfério norte). O K2 na próxima primavera e o Everest na pós Monção de 2010.

Boa Sorte para ele!

Fonte: Barrabes

Publicidade:


Publicidade

Publicidade