Montanhistas e paraquedista falecem no Aconcagua

0

Três acidentes e três óbitos na montanha mais alta dos Andes. Incidentes tardios foram os únicos com mortes na montanha.

Foi encontrado ontem, dia 14 de Fevereiro, o corpo de um paraquedista entre Horcones e Confluência, no Parque Provincial do Aconcagua, que abriga a montanha mais alta dos Andes. O paraquedista, que não teve o nome divulgado, saltou de um avião a 7 mil metros de altitude, mas não teve o paraquedas acionado. Ele havia anteriormente tentado uma permissão para fazer o salto de helicóptero, mas foi negado. Não se sabe o motivo que o paraquedas não foi acionado.

O outro falecimento foi do montanhista escocês, Solloer Cookson de 58 anos. Cookson passou mal quase no cume da montanha. É provável que ele tenha sofrido com um edema pulmonar. O montanhista foi socorrido pelos colegas, mas faleceu em um acampamento mais abaixo. Um polones também veio à óbito por conta de um ataque cardíaco.

Polonês com ataque cardíaco
 

Além do escocês, houve também o óbito de um polonês que faleceu próximo ao cume da montanha. De acordo com informações preliminares, ele sofreu um ataque cardíaco e foi removido pela equipe de resgate dois dias depois.
 

Acidente com Helicóptero


Além destes dois óbitos, recebemos a notícia da queda de um helicóptero Lama na quebrada de Vacas, vale que dá acesso à face leste da montanha. Neste acidente, no entanto, não há relato de óbito. O helicóptero Lama é uma aeronave especial que pode alçar voo em grandes altitudes. Trata-se do mesmo modelo de helicóptero que se encontra chocado perto do cume do Cerro Plata, que é a segunda montanha mais frequentada da Argentina, localizada perto do Aconcagua e que serve de preparação para a mesma.

Temporada sem grandes tragédias

A temporada no Aconcagua vai chegando ao fim e só agora, com estes incidente, é registado um óbito, o que demonstra uma melhora na realização dos resgates e também no nível das pessoas que tem tentado a escalada na montanha.

Apesar de sua rota normal não ser muito técnica, o Aconcagua é uma montanha exigente fisicamente e sua altitude põe em perigo os desavisados que não realizam uma aclimatação satisfatória.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário