Mulher escala todas as montanhas com mais de 13.000 pés nos EUA

0

A montanhista, Teresa Gergen, de Denver (EUA) concluiu o seu projeto pessoal de escalar as 846 montanhas do país com mais de 13.000 pés, equivalente a mais de 3.900 metros de altitude. Além das montanhas mais altas dos Estados Unidos, ela também escalou 2.311 picos acima de três mil metros no Colorado. Ela é a primeira pessoa no mundo a realizar esse feito.

Teresa Gergen no topo do Palisade Crest

Teresa conseguiu esse feito mesmo depois de um acidente em 2010 que lhe causou sérios problemas pulmonares. Desde então ela fez mais de duas mil montanhas, mesmo andando mais devagar que os outros montanhistas e com dificuldades.

As últimas montanhas na lista de Teresa foram Norman Clyde e Palisade Crest (montanha com 12 pináculos cujos nomes são de personagens de Senhor dos Anéis), ambas na Califórnia. Para escalar as rotas técnicas existentes nessas montanhas, ela fez parceria com escaladores de rocha.

Trecho técnico vencido por Teresa.

A montanhista contou para o site The Know Outdoors que é apaixonada por montanhas e sempre gostou de anotar seus feitos em listas. Por isso, ela diz não se importar com as críticas e com o rótulo de colecionadora de cumes.

“É uma coisa de personalidade, e não há nada mais triste, em minha opinião, do que uma pessoa tentando ser diferente de quem realmente é. Quando descobri a escalada e as listas de montanhas, vi que é onde minha paixão e minha personalidade se cruzam”, revelou.

Além das montanhas norte americanas e do Denali no Alaska, Teresa também escalou no Equador, Bolívia, Argentina, México e Nepal. Ela esta com 55 anos e é técnica de bibliotecas aposentada desde 2013.

“Todos nós temos (ou deveríamos ter) algo em nossas vidas que motive nossas ações. Poderia ser um desejo de sucesso, ou fama, ou amor, ou altruísmo, ou simplesmente se divertir tanto quanto você pode se encaixar na vida. Tudo é bom, desde que você esteja seguindo seu coração”, afirmou Teresa .

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário