Nova rota no Pico Italia – 5.750m.

Uma cuidadosa pesquisa em sites de montanhismo na internet e até mesmo o Google não irá lhe dar muita informação útil sobre Pico Italia, Pico satélite a sudoeste do Huayna Potosi, na Bolívia. O Huayna Potosi (6.088m), que significa “montanha jovem” no dialeto aymara, é um dos mais populares e freqüentemente escalados picos de 6.000m+ no mundo. Na verdade, escaladas guiadas são a principal fonte de renda para os guias de montanha bolivianos, e o número de visitantes fica na casa dos milhares a cada temporada. Gregg Beisly and Erik Monasterio são os autores da via.

A imponente face leste do Pico Italia de 5.750m, com sua grande parede rochosa que leva ao cume de gelo e neve, é inconfundível para qualquer que esteja escalando o Huayna. A  íngreme face de 500 metros de altura de granito forma uma barreira natural, como uma fortaleza de defesa para a borda oeste do glaciar do Huayna Potojsi, e lança um brilho alaranjado no início da manhã. Dada a sua proeminência em uma área tão popular de escalada de alta montanha, é surpreendente que a face leste do Pico Italia até agora não tinha sido escalada.

Em maio de 2012 voltei para casa à Bolívia para escalar com Gregg Beisley da Nova Zelândia. Beisley estava vivendo na cidade caótica de El Alto, a apenas uma hora de carro das montanhas do sul da Cordilheira Real. “Por causa da incerteza política e obstáculos de viagens diferentes, optamos por minimizar o tempo gasto em estradas que viajam para regiões remotas e nos focamos em escalar a Cordilheira Real do sul.

Em 15 de maio, para ajudar com nossa aclimatação, escalamos uma nova rota na face sul de Charquini (5.400m), uma via de cinco cordadas mista que leva a crista do cume. O crux foi na primeira cordada onde foi ligeiramente saliente e exposto, levando a gelo vertical e fino (AI4), que acabou por ficar mais fácil perto do cume. Em 18 de maio, para estender a minha exposição à hipóxia e para determinar se eu poderia aguentar ou não uma escalada de alta intensidade na altitude, escalamos uma nova rota na face leste do Pico Milluni (5.500m; 250m), sem qualquer dificuldade.

No dia 20, deixamos o refúgio Casa Blanca (rota normal no Huayna) e caminhamos três horas até a base do Pico Italia. Avançamos e estabelecemos duas cordadas técnicas na face leste. Ambas cordadas seguem um óbvio sistema de chaminé e fendas (70m, 6c) com proteção natural adequada e dois pitons. Na manhã seguinte, partimos da Casa Blanca em quatro horas, refizemos nossos passos para a parede e jumareamos as cordas fixas em meio aos raios quentes do sol. Carregando equipamentos de cozinha, rack, bivac e suprimentos fez o trabalho se tornar difícil. No final, eu tive que puxar enquanto Gregg de alguma forma conseguiu jumarear pela chaminé sem ficar de cabeça para baixo. Às dez da manhã chegamos ao final das cordas fixas.

Na maioria das escaladas, há muitas vezes um momento intenso, quando a decisão é feita de deixar definitivamente o chão. É um momento que eu valorizo, respeito e treinei duro para superar. É um pouco como resolver uma equação, encontrar o equilíbrio certo de esforço, crença, julgamento e inspiração para superar a vontade intuitiva de descer pra segurança. Naquela manhã, o momento de tensão passou rápido, quase que inconscientemente e a escalada parecia certa. A enorme bagagem de Gregg e sua capacidade técnica ajudaram a equilibrar essa equação em nosso favor. Nós puxamos as cordas fixas, amarramos em uma única corda e começamos longas esticadas de escalada simultânea, intercaladas com seções de escalada íngreme com seg. O face de granito não tinha muitas fendas claramente definidas e o caminho a seguir não era muito claro. Seguimos o caminho mais óbvio até a parede. Em geral, tendenciamos para noroeste, em busca de rocha alpina de boa qualidade.

A escalada foi interessante e bem protegida quando ligamos diedros, chaminés, lajes e uma saliência ocasional. Depois de oito cordadas que esticamos até os blocos finais da parede até a crista para o cume, a duas horas da tarde, como o vapor de uma chaleira fervendo, um fluxo constante de nuvens explodiram a partir de florestas tropicais do leste. A Bolívia é muito próxima da linha do equador e a floresta verdejante parece ter catapultado as nuvens direto dos picos mais altos da Cordilheira Real. Pudemos ver relâmpagos no cobertor de nuvens na Amazônia e ainda o tempo nas montanhas permaneceu frio e estável.

Os edifícios do distrito central de negócios de La Paz eram visíveis a 15 quilômetros de distância, e o cume da montanha mais alta da Bolívia, Sajama, perfurou o horizonte 300 kms a oeste. Sentamos no topo da parede só o tempo suficiente para nos trocar pra nosso equipamento de gelo. Gregg liderou as últimas duas cordadas mixtas de gelo e trepa pedra até a crista do cume. Os fáceis passos finais pro cume foram como uma formalidade após a escalada exigente que passamos na parede. Nós tínhamos planejado seguir do cume toda crista até o cume principal do Huayna Potojsi, mas decidimos desescalar o colo mixto.

Entre os dois picos optamos por rapelar para a geleira onde passa a rota de descida normal no Huayna e seguir pela caminhada fácil de volta ao refúgio, onde chegamos por volta das oito da noite. O percurso todo levou 16 horas para ser concluído. Gregg e eu temos escalado bastante na Bolívia (mais de 40 novas rotas), e sinto que esta é a mais difícil escalada na região do Huayna Potosi e uma das mais difíceis na Bolívia (TD +).