Nova via de escalada no Morro do Anhangava

0

O Morro do Anhangava, localizado em Quatro Barras – PR, é conhecido por ser um “campo escola de escalada” e é um dos locais mais tradicionais de escalada no estado.

Uma nova via de escalada foi conquistada no Morro do Anhangava, localizado há cerca de 25 km de Curitiba. A via se chama Quarto Mundo e é cotada em 4 V grau com 65 metros de altura.
 
O Anhangava é um morro de 1450 metros de altitude e apesar de ser uma montanha, suas vias são curtas, pois não há uma parede grande de rocha da base ao topo da montanha, apenas pequenos afloramentos que são acessados por trilhas e distribuídos na face oeste da montanha. 
 
O setor onde a via se encontra se chama "setor professor" e está localizado numa parte da montanha menos frequentada chamada de campo das panelas, onde o acesso é dificultado por conta da trilha de maior dificuldade. 
 
O conquistador, Denis Julian, descreve sua nova viae dá dicas:
Há um tempo abrir vias no morro ficou delicado, devido ao fato das paredes já possuírem um considerável número de vias.
 
Essa via está na maior parede do morro e justamente em uma linha limpa, estava ali esperando alguém chegar. A minha principal justificativa é que ela, apesar de seguir características semelhantes as vias vizinhas (fácil, aderência), é uma via uma pouco menos exposta. Ideal para a rapaziada que precisa pegar a prática da escalada de multicordada, assim como o rapel, paradas, etc. Espero ter contribuído com o cardápio de escalada deste que é um dos melhores Campo Escola do Brasil.
 
Betas: acesso pelo platô do Professor, seguir até o final, em transversal até uma chapa Bonier. O início é em agarras e depois facilita um pouco na aderência. Rapel: é aconselhável seguir até a parada da Sai de Baixo e de lá para a P1 da via. Enjoy!!!
 
Veja mais
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário