Problemas em Itatiaia não são de hoje, mas podem ser o de amanhã

0

Há mais de um ano atrás, tanto o site AltaMontanha.com como seu colunista Pedro Hauck já alertavam para os vários problemas que o Parque Nacional do Itatiaia estava arrastando junto à sua administração. O medo é que estes problemas possam se disseminar por outros parques nacionais.


Texto: Hilton Benke

Problemas em Itatiaia não são de hoje, mas podem ser o de amanhã em outros Parques e Unidade de Conservação do Brasil.

São trilhas proibidas, restrições de acesso a locais de escalada, presença de caçadores, incêndios com causas desconhecidas, lixo, desmandos da administração e muitos outros problemas que há muito são alertados pelo site AltaMontanha.com, e que por muitas vezes, são contestados via email.

Não se trata de uma questão de aplicabilidade do famoso “eu avisei”, mas sim do inédito: “estamos avisando”.

São por situações como as vividas e presenciadas no Parque Nacional do Itatiaia que hoje, a população em geral e até mesmo os montanhistas, estão se posicionando contra a abertura de novos Parques e Unidades de Conservação pelo Brasil afora.

Proibir os montanhistas e escaladores, ou seja, os maiores interessados na preservação destas áreas, de as utilizarem para a prática consciente e de mínimo impacto de seu desporto, é o maior tiro no pé que as administrações públicas destes parques já cometeram… E pelo jeito, continuam a cometer.

Nós, montanhistas e escaladores, queremos sim estas áreas preservadas, mas com sapiência em sua utilização. Não podemos aceitar tantas restrições e descaminhos para com os montanhistas, e, ao mesmo tempo, tanta falta de controle para com aqueles que realmente destroem estas regiões. É uma questão de credibilidade e confiança.

Releia as matérias, por ordem de data:

23/07/2008 – Parque de Itatiaia impõe novas regras aos visitantes

31/07/2008 – Fogo no Itatiaia

12/09/2008 – O Parque Nacional de Itatiaia e seus problemas

14/09/2009 – Itatiaia: Presença de caçadores e ineficácia das proibições

15/09/2009 – Itatiaia – PNI – O primeiro parque do Brasil…

02/10/2009 – Fechados os hotéis do Planalto de Itatiaia

04/12/2009 – Pousada é reaberta na parte alta do PNI

14/12/2009 – Federações fazem manifesto sobre as condições de visitação do PNI

Esperamos que estas matérias tornem-se passado no AltaMontanha.com e que sirvam apenas para lembrar de que “um dia, foi assim…”

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário