Review Temporada de Outono

0

Nem bem terminou a temporada do Karakoram, e já começou a temporada de outono do Himalaya, com várias expedições rumando para o Cho Oyu, Shishapangma, Dhaulagiri e Manaslu, principalmente.


Por Rodrigo Granzotto Peron

Alguns sulamericanos que participarão de expedições nessa estação do ano:

1 – Bruno Versiani dos Anjos (Brasil) – Cho Oyu (com a Summitclimb)
2 – Maximo Kausch (Argentina/UK/Brasil) – Shishapangma (com a Summitclimb)
3 – Richard Hidalgo (Peru) – Manaslu
4 – Cleonice Weldich (Brasil/EUA) – Shishapangma
5 – Jose Ferro (Colômbia) – Manaslu

Algumas curiosidades:

I – A expedição que mais está dando o que falar, até o momento, é a Sete Irmãos Nepaleses. Nima Tsheri Sherpa (pai) e Pema Futi Sherpani (mãe) se casaram e geraram sete filhos. Todos tornaram-se exímios alpinistas e participaram ativamente durante duas décadas das ascensões aos grandes picos da Ásia. Para 2011, o famoso Nima Gombu (15x Everest + 3x Cho Oyu) organizou expedição com o intuito de colocar no cume do Cho Oyu todos os seis filhos vivos do distinto casal nepalês. Além dele, participarão da expedição Mingma Tshering I (15x Everest + 3x Cho Oyu + K2), Pasang Tenzing II (6x Everest + 2x Cho Oyu), Tindu (3x Everest), Pema Tharki (1x Everest) e Nima Temba (1x Everest). Além deles, in memoriam, será levada foto do sétimo irmão, falecido em 2006, Ang Chhiri Sherpa (1x Everest). Coletivamente, os 7 irmãos nepaleses detêm 42 cumes no Everest, 8 cumes no Cho Oyu e 1 cume no K2, totalizando 51 ascensões bem sucedidas. Se completada a aventura, será a primeira vez em que seis integrantes de uma mesma família vão juntos até o cume de um 8000.

II – Segundo informações preliminares, o top climber sul-coreano Park Young-Seok deve liderar um time para completar uma nova e dificílima rota na Face Sul do Annapurna. Park quase completou a nova linha em 2010, mas teve que se ausentar da expedição devido ao falecimento de sua mãe. Agora, é hora de concluir a tarefa. Park é famoso não apenas por ter completado os 14 cumes 8000, mas também por ter feito os 7 Cumes e conquistado os 3 Pólos. É, portanto, a única pessoa a ter fechado o Grand Slam do aventurismo. Ademais, Park desenhou em 2009 uma nova linha na Face SW do Everest, muito difícil e perigosa, uma façanha extrema. E agora quer adicionar à sua coleção particular essa nova rota no Annapurna.

III – Carlos Soria, a experimentado alpinista espanhol, vai ao Dhaulagiri, que pode se tornar no seu 11º cume 8000. Se bem sucedido, Soria será o primeiro alpinista a ter culminado 4 cumes 8000 diferentes acima dos 70 anos de idade (atualmente, o espanhol está com 72 anos).

IV – Nova etapa do duelo para ver qual é o alpinista com mais 8000 culminados. No Manaslu, Juanito Oiarzabal pode chegar a 26, e Phurba Tashi sherpa a 27. No Cho Oyu, Danuru Sherpa pode fazer 24.

Todos os ingredientes para uma temporada interessantes estão colocados na panela. Vamos ver no que essa mistura dá…

Rodrigo Granzotto Peron

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário