Um casal de turistas franceses sofreu um grave acidente em uma trilha no Parque Natural Municipal do Riachinho, na Chapada da Diamantina. O homem faleceu e sua companheira ficou gravemente ferida após cair de um penhasco no último sábado, 22/08.
A francesa foi socorrida ainda no sábado e levada para o hospital Regional da Chapada, em Seabra. Posteriormente foi transferida para Salvador para passar por uma cirurgia mas se recupera bem. O homem faleceu no local e o seu corpo só foi resgatado na segunda-feira, 24/08.
Os dois acessaram o Parque sem autorização, uma vez que ele está fechado para visitação desde março devido ao Coronavírus. De acordo com moradores da região, o casal estava visitando a Chapada da Diamantina há seis meses, mas não conheciam a trilha no Parque Natural Municipal do Riachinho.
Os turistas foram orientados sobre o caminho por um morador que os acompanhou até um trecho da trilha e depois o casal seguiu sozinho. Como eles demoraram a voltar, o morador acionou o resgate.
A prefeitura de Palmeiras, cidade onde está localizado o parque, reitera que o local esta fechado e pede para que os visitantes sejam responsáveis e não acessem as trilhas.
A Brigada Voluntária do Vale do Capão publicou uma nota de repudio “Nós, socorristas e brigadistas voluntários repudiamos o não cumprimento das Leis, Decretos e Orientações que são publicados para a segurança das pessoas”. Eles ainda lembraram que no momento não estão realizando plantões no parque.
1 comentário
Fazer trilha é coisa séria, tem que ter um guia da região.