Ontem, dia 1 de outubro de 2020, o montanhismo brasileiro perdeu um de seus personagens, o Senhor Hideki Maeda, considerado um “guardião” da Serra da Mantiqueira, onde vivia.
Senhor Maeda, como era chamado, nasceu no Japão e migrou para o Brasil há 50 anos. Ele tinha uma pousada em Marmelópolis, município mineiro que abrange o Pico do Marinzinho, local onde ele deixou um enorme legado: Ter sido o responsável pela abertura da tradicional travessia Marins x Itaguaré, ter aberto a trilha ao Marinzinho, um dos primeiros na Serra Fina, todos clássico brasileiros. Além disso, ele mantinha um Museu em sua propriedade, mantendo viva a história do montanhismo brasileiro.
Hideki sofreu um acidente doméstico onde queimou 63% de seu corpo. A casa onde ele residia com a família pegou fogo. Ele entrou no local para ajudar a nora e os netos que estavam dentro da residência e foi surpreendido por uma explosão. Ele estava hospitalizado em Itajubá desde o dia 5 de setembro, porém, no alto de seus 80 anos de idade, acabou não resistindo aos ferimentos.
Nossos sentimentos à família, amigos e a toda a comunidade montanhista.
7 Comentários
Meus sentimentos à família do Sr Maeda a qual tive o prazer de conhecer e seguir os seus ensinamentos. Que ele descanse em paz nos braços do Senhor. Minha gratidão e admiração.
Meus pêsames ! Conheci Sr.Maeda na indústria agrícola Tozan onde era gerente na fábrica ele desenvolveu molho tonkatsu e o leite milkiss que a fábrica produzia . Também desenvolveu leite pasteurizado no Brasil na Cia Paulista de leites. Muito alegre e sempre sorridente , ele me contou sobre a vida dele aqui no Brasil e também da mãe dele quando ela morava na Coréia durante a guerra .
Estava falando com minha esposa de um dia fazer visita na pousada dele , quando soube dessa triste notícia .
Há coisas que não podemos postergar , a vida é passageira !!!
Sr. Maeda , o seu legado está escrito e filmado, combateu um bom combate , descanse em paz porque está com Deus !!!
Uma perda insubstituível!!! Estive em sua pousada várias vezes e não cansava em escutar suas histórias… Uma pessoa maravilhosa. Que seu legado se eternize … Meus pesamos a toda família!!!!
Uma perda lamentável! O que nos consola é que viveu a vida que buscou, sempre sorridente e solícito! Sem dúvida está agora repousando nos mais altos cumes!
Japao Suzuka Shi, 2020/10/07 O Sh.Maeda foi o meu Primeiro Patrao (Lojas Maeda em Campinas.) Muito Obrigada ! Dias dificeis, jamais esquecerei dos Sanduiches.
A Familia Maeda meus Pesames. Shiroma Ivete Tiemi.
Hoje de madrugada lembrei do Sr. Maeda, da sua energia, alegria de viver, do encantar os passarinhos, de mostrar o seu museu, sua vida de refugiado, da foto dos visitantes, do insistir de comer mais, de dizer que vc conseguiria subir, seus mapinhas delicados e de assistir Terra da Gente…
Sr Maeda obrigado pelos seus ensimamentos…só hoje descobri…fique bem neste novo caminho…abra uma bela trilha…quando chegar vou aprender mais com o senhor. Bjs pra família…meus sentimentos!!! Carlos Motta.
Hoje que fui saber de um tal senhor maeda, assistindo a um documentário sobre a serra da mantiqueira no YouTube. Logo que o vi no vídeo me simpatizei imediatamente. E tratei de procurar esse homem especial no Google, na esperança de poder me aproximar dele. Qual não foi minha tristeza encontrar esse post sobre o falecimento dele. Que triste. Não conheci o seu maeda mas certamente captei sua figura fantástica de alegria e honra e amor pela natureza, pela vida. Parabéns seu maeda, por esse filme tão lindo que foi sua vida.