A Serra dos Órgãos na região serrana do Rio de Janeiro é um dos locais de prática de montanhismo e escalada mais conhecidos e desejados aqui no Brasil. A serra abriga diversas montanhas e monólitos, entre eles o Complexo do Dedo de Deus que será reaberto à população a partir do dia 02 de junho de 2021.
Além do próprio Dedo de Deus, as visitações ao Escalavrado e Dedo de Nossa Senhora também estarão liberadas a partir de amanhã. Todavia, haverão normas operacionais, sanitárias e sociais que visam prevenir o contágio pelo Covid-19.
Para entrar no complexo é necessário agendamento e a entrega do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (TCRN). O visitante deverá enviar o TCRN para o ICMBio através do e-mail [email protected], com antecedência mínima de 48 horas de sua visita e somente deverá realizar sua visita após receber a confirmação de vaga e de agendamento para o atrativo escolhido.
De acordo com comunicado nas redes socais, equipes do ICMBio estarão nos locais para reforçar e garantir o cumprimento das regras.
Limite de visitantes
A capacidade de carga das atrações seguem restritas sendo o limite de 40 pessoas por dia no Escalavrado, sendo permitidos grupos de no máximo seis integrantes. E de 12 visitantes tanto para o Dedo de Deus, Nossa Senhora como para o Cabeça de Peixe. Os grupos podem ter até três pessoas nessas atrações.
Além disso, será obrigatório o uso de máscara, distanciamento mínimo de 5 metros durante o deslocamento na trilha. A utilização de equipamentos individuais exclusivos para a prática de montanhismo, escalada, rapel e demais esportes verticais;
Também é obrigatório o descarte fora do parque de todos os resíduos assim como a utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros.
A administração do parque pede aos visitantes uma atenção especial nos locais onde é possível haver aglomeração como os trechos de degraus no Cabeça de Peixe e base do trecho de escalada do Escalavrado e nas bases das vias de escalada.
A Sede de Guapimirim também volta a funcionar a partir de 02/06 das 8 às 17 horas. A capacidade de visitantes será de 50% e os ingressos serão vendidos apenas na bilheteria do parque. O banho em cachoeiras e poços não está permitido, de acordo com o decreto municipal.
A famosa travessia Petrópolis x Teresópolis continua fechada sem previsão de reabertura.