A temporada de escalada durante a primavera de 2021 no Everest foi finalizada nessa quarta-feira, 03/05. Os Sherpas começaram a desmontar as escadas e cordas fixas que dão acesso a Cachoeira de Gelo do Khumbu, o primeiro grande desafio a ser vencido pelos montanhistas que desejam alcançar o topo do mundo.
Além da própria montanha, o mau tempo e o Covid-19 foram os maiores desafios enfrentados pelos grupos de escaladores, guias e sherpas. No entanto, essa temporada se encerra com 534 cumes. Considerando as adversidades, isso significa uma boa média uma vez que em 2018 foram 566 cumes, e em 2019, 662 pessoas no topo do Everest.
As poucas janelas de tempo bom foram mais curtas do que o habitual, por isso a maioria dos escaladores nem cogitaram subir sem oxigênio. Assim nenhum cume foi realizado sem o apoio do oxigênio suplementar. Mesmo com a grande quantidade de licenças e a possibilidade de congestionamento, apenas quatro escaladores faleceram na montanha nessa temporada. Sendo três por exaustão e complicações pela altitude e um vitima de uma queda.
Leia também: Temporada do Everest começa com cumes e 3 mortes
Cinco Brasileiros chegaram ao topo do mundo em 2021. Foram eles Gustavo Ziller, Gabriel Tarso, Alex Cruz, Leonardo Silvério e Aretha Duarte. Aretha também se tornou a primeira negra latino americana a conseguir o feito. Carlos Santalena escalou com eles até o campo 4 de onde seguiu para o cume do Lhotse.
Além das escaladas, dois recordes foram batidos nessa temporada. O primeiro foi as 25ª cume de Kami Rita Sherpa que se tornou a pessoa que mais escalou o Everest no mundo. Também teve um recorde de velocidade batido por Tsang Yin Hung que levou pouco menos de 26 horas para escalar a montanha e se tornou a mulher mais rápida a subir e descer o Everest.
Um chinês de 46 anos tornou-se o primeiro cego da Ásia e o terceiro do mundo a escalar o Everest pelo face sul e o escalador mais velho desse ano foi o norte-americano Arthur Muir, de 75 anos. Ainda em se tratando da superação de limites, dois Sherpas que estavam trabalhando na montanha conseguiram chegar ao cume três vezes nessa mesma temporada.