Em uma semana, diversos incêndios devastam montanhas e parques brasileiros

0

Na última semana centenas de incêndios florestais ocorreram no Brasil devastando locais de grande beleza cênica, entre eles montanhas e áreas protegidas. Seca e calor forte ajudaram na propagação das chamas.

Diversos incêndios florestais, que ocorreram simultaneamente, devastaram regiões montanhosas Brasil afora na última semana. Em comum entre todas eles há apenas o estado do tempo atmosférico, quente e seco nos locais onde estes incêndios ocorreram.
 
Alguns focos foram locais e já foram apagados, como o que ocorreu no cume do Ciririca, uma montanha distante e pouco frequentada no Paraná. Outros foram maiores e necessitou de grande esforço para que fossem apagados, como na Cantareira em São Paulo. Já em outros locais, como em Petrópolis, um parque nacional está em perigo, o da Serra dos Órgãos.
 
O mais trágico, no entanto, têm sido o incêndio na serra de Carrancas em Minas Gerais, onde dois combatentes morreram e outra teve 70% do corpo queimado numa ação para apagar as chamas. Também em Minas, outro parque nacional, o da Serra do Cipó, arde em chamas.
 
Abaixo temos uma lista de alguns dos principais locais onde se pratica montanhismo e escalada que estão sofrendo queimadas ou que sofreu com incêndios na última semana:
 
Pico do Gavião – São Thomé das Letras, MG
Serrinha/Areado – São Thome das Letras, MG
Pq Estadual da Serra do Papagaio – Aiuruoca, MG
Serra do Cipó – MG
Ciririca – PR
Serra Dourada, GO
Serra da Cantareira, SP
Serra do Japi, SP
Serra dos Cocais, SP
Serra da Mantiqueira em São Bento do Sapucaí, SP
Serra das Araras, RJ
Serra dos Órgãos RJ,
Serra do Quiriri, SC
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário