O Tupungato localizado na província de Mendoza na Argentina é a 14ª montanha mais alta dos Andes com 6.570 metros de altitude. Todavia ele já foi considerado uma das dez montanhas mais altas de acordo com as antigas medições. O seu nome significa “janela de estrelas¨ de acordo com a língua nativa da região. Apesar de ficar a cerca de 100 quilômetros do Aconcágua, não é tão conhecido quanto seu vizinho famoso.
Essa montanha foi conquistada em 1897 por Matthias Zurbriggen e Stuart Vines. Apesar de não ser uma escalada técnica, chegar até seu cume é um grande desafio, uma vez que não há estrutura na montanha como a existente no Aconcágua. Ele também esta localizado em uma região remota dos Andes e por isso, o Tupungato é considerado uma escalada mais “roots”.
São cerca de 4770 metros de ascensão, em 37 quilômetros de caminhadas. Além de uma boa aclimatação também é preciso um bom preparo físico para a longa caminhada carregando mochilas pesadas nas costas.
O montanhista Pedro Hauck e seu parceiro realizaram essa escalada no ano de 2003. Os dois levaram 15 dias em uma expedição sem carregadores, na qual eles foram responsáveis por toda a logística da escalada. Encontrar a trilha, montar os acampamentos, derreter água e cozinhar fizeram parte do dia a dia dessa aventura que os dois registraram em fitas VHS.
Assim, no vídeo dessa semana da série Histórias de Montanha do canal de Youtube do Alta Montanha, Hauck faz um resgate de toda essa história e nos conta com riqueza de detalhes como foi essa aventura.
1 comentário
Gostei muitíssimo do relato da escalada do Tupungato. Seria bom ter mais histórias como essa. Emocionante.