Documentário – A Conquista do Cerro Torre

0

A série de documentários Histórias de Montanha narrada pelo Geógrafo e Montanhista Pedro Hauck volta ao ar hoje novamente no Youtube.

No episódio de hoje, Pedro Hauck narra a história da conquista do icônico Cerro Torre, montanha localizada na Patagônia, que foi palco de uma disputa entre dois montanhistas que rivalizavam em uma corrida para quem seria então, o primeiro a galgar nesta montanha, considerada impossível por muitos na época.

Após uma tragédia é um “suposto” sucesso, o italiano Cesare Maestri se declarou o conquistador da montanha. Porém, após uma breve fama ele é desacreditado.

Visando recuperar a fama perdida, ele retorna à Patagônia 11 anos depois e pensando que os fins justificam os meios, enfim chega ao topo, porém por meios não considerados justos. Esta experiência serviu para definição de padrões da ética no montanhismo.

Vale a pena Conferir, tire a sua conclusão e compartilhe conosco nos comentários.

Mais artigos sobre o tema no AltaMontanha:

A conquista do Cerro Torre – parte I

A conquista do Cerro Torre – parte II

Rolando Garibotti tenta elucidar a escalada de Maestri em 1959 no Cerro Torre

Falece Cesare Maestri, o responsável pela Via do Compressor no Cerro Torre

Compartilhar

Sobre o autor

Hilton Benke - Equipe AM

Hilton Benke é um dos idealizadores do AltaMontanha.com. Dono de uma personalidade muito forte, é hoje praticante assíduo do voo livre, principalmente da modalidade "hike and fly", que une o voo com o montanhismo. Como montanhista e escalador, gastou seu tempo galgando montanhas brasileiras e andinas, além de ter prestado alguns serviços como instrutor de escalada junto ao CPM. Deixá-lo feliz é fácil: só marcar um bom pernoite em um cume da Serra do Mar Paranaense, com um bom menu para o jantar e uma condição de tempo boa para que possa decolar com seu parapente dia seguinte e realizar uma das muitas travessias sobre a Serra do Mar.

Deixe seu comentário