Festival na Itália reúne grandes nomes do montanhismo

1

O Festival Dello Sport que acontecerá em Castel Firmiano no próximo final de semana, na Itália, reunirá diverso nomes dos esportes, inclusive, do montanhismo e da escalada.  Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo site.

Reinhold Messner e Nirmal Purja se encontrarão no Festival.

Para começar, haverá um encontro entre o mestre do alpinismo Reinhold Messner e Nirmal Purja, o montanhista que realizou o projeto oito mil em tempo recorde, levando pouco mais de seis meses. Eles participarão de uma conversa ao vivo na quinta-feira, 08/10, às 12 horas no horário local (17h em Brasília). Desse modo, eles falaram sobre sonhos e medos, desafios, riscos e o projeto de escalar as 14 maiores montanhas do mundo.

“Logo percebi que, quando você surge do nada no mundo do montanhismo e diz que escalará todos os picos de 14X8000m em 7 meses, quase todos os montanhistas da era moderna pensaram que eu estava brincando. Este homem, senhor Reinhold Messner, foi diferente, conversamos e em 2 minutos ele disse – Nims você vai conseguir”, contou Nirmal Purja sobre sua relação com Messner.

Além dos mestres dos oito mil, também haverá uma conversa com os escaladores Tommy Caldwell e Alex Honnold em 10/10 às 16h30 (21h30 em Brasília). Eles falaram sobre os desafios da escalada em rocha e suas conquistas. O casal de alpinistas  Nives Meroi e Romano Benet se apresentam na sequência, às 17h30 (22h30 em Brasília), e falam sobre “O Décimo Quinto Oito Mil”. Entretanto, o alpinista  Hervé Barmasse se apresenta ao vivo no domingo, 11/10, às 10h (15h em Brasília), e fala sobre suas vivências na montanha.

Todavia, além dos bate papos também haverá uma Masterclass de Escalada com Adam Ondra, Stefano Ghisolfi, Michael Piccolaruaz, Ludovico Fossali e Laura Rogora , no sábado às 16 horas (21h em Brasília). Dessa forma, os renomados atletas da escalada irão falar sobre as técnicas, os diferentes tipos de escalada e as emoções que o esporte traz para eles.

O festival

O festival também terá a presença de atletas de esportes não relacionados com o montanhismo, como mergulho, luta livre, ginástica rítmica, futebol entre outros. Ele poderá ser assistido via internet pelos sites gazzetta.it  e  ilfestivaldellosport.it. A lista completa de atrações você encontra aqui.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Avatar

    Pessoal, por favor chequem o horário, pois às 12 na itália é as 7 da manhã no brasil e não as 17:00 (-5 horas)

    Abraços

    Fernando

Deixe seu comentário