Grandes marcas: conheça mais sobre a Columbia Sportswear

0

De uma marca de chapéu a um grande nome das roupas e calçados outdoor. Esse é o resumo da história da Columbia Sportswear que completou 81 anos esse ano. Conduzida por Gert Boyle a mais de 40 anos a marca se especializou em artigos de vestuário para atender atletas e amantes de escalada, montanhismo, esqui e outras atividades ao ar livre.

Peças de vestuário especificas para enfrentar o frio.

Columbia Hat Company em 1938

Após fugir da Alemanha nazista em 1938, a família de Gert se estabeleceu em Portland e comprou uma pequena empresa, a Columbia Hat Company que fabricava chapéus. Paul Lamfrom, Marie Epstein Lamfrom e sua filha Gertrude Lamfrom sempre foram ligados a natureza e as atividades outdoor.

A empresa se manteve por alguns anos no ramo de chapéus, Gertrude cresceu, casou e se tornou a pacata dona de casa Gert Boyle, enquanto seu marido Neal Boyle trabalhava na empresa da família.

A primeira peça de roupa focada nas atividades outdoor produzida pela marca foi um colete com bolsos especiais para colocar artigos de pesca. Gert desenvolveu o modelo e o fez em sua máquina de costura doméstica em 1960.

Gert Boyler e seu filho Tim.

Com a morte do patriarca da família, Neal assumiu a empresa e começou a abrir os horizontes para o ramo outdoor. Dez anos depois Neal faleceu e deixo a empresa a beira da falência. Para sobreviver a dona de casa precisou assumir os negócios e se reinventar. Gert e seu filho Tim buscaram financiamentos, penhoraram bens e saldaram suas dívidas.

Em 1976, a marca começou a investir pesado em publicidade e cortar gastos em outras áreas que não traziam tanto retorno. Tim também incorporou os tecidos Gore Tex em suas roupas e desenvolveu jaquetas em camadas. Assim se tornaram lideres no ramo de caça e pesca.

Mais tarde também fizeram acordos com coreanos para reduzir o custo de fabricação das peças e investiram em designer. Em 1896 a marca ganhou destaque entre os praticantes de esqui com as primeiras jaquetas Bugaboo, que virou febre entre os esportistas. Na sequencia eles começaram a produzir roupas de snowboard com a linha Convert.

Jaqueta parca Bugaboo grande sucesso nos anos 80.

Atualmente a marca também produz roupas para o ciclismo e montanhismo e esta em constante desenvolvimento utilizando novas tecnologias em cada lançamento que fazem.

A empresa conta hoje com mais de 4.230 funcionários e distribui para inúmeros países com faturamento de 1,2 bilhões de dólares em vendas anuais. As roupas com alto desempenho, funcionalidade e elegância se tornaram as queridinhas dos fãs da marca e garantem assim a continuidade dessa história.

Presença em inúmeros países.

Roupas e acessórios com tecnologia para amantes dos esportes outdoor

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário