A saga da escalada do K2 invernal ganhou um novo nome de peso em sua equipe. Nirmal Purja “Nims”, montanhista que ficou conhecido como o super Sherpa e ganhou fama após ser o homem mais rápido a escalar os 14 oito mil, anunciou que também irá participar da expedição que se inicia no mês de dezembro.
“Ao entrar no segundo ano de minha carreira de montanhista profissional, quero continuar a ultrapassar os limites do potencial humano com outro desafio ainda maior: Expedição #K2winter. Espero que vocês estejam tão entusiasmados quanto eu”, publicou Purja em seu instagram.
Ainda não há detalhes de como será a participação de Nims nessa expedição. Mas após terminar os 14 oito mil metros em menos de sete meses no “Project Possible” ele declarou que entre os seus próximos projetos, o K2 invernal seria um deles. Na época, ele chegou a cogitar a possibilidade de experimentar a aventura sem o uso de oxigênio suplementar. Entretanto, agora ele se mostra mais cauteloso.
O desafio
“O inverno traz consigo um nível totalmente diferente de perigo e desafio. Numerosas equipes tentaram desde 1987/88, mas todas falharam. Não apenas a inclinação das encostas e a exposição geral criam uma subida tecnicamente desafiadora, o clima é sempre o grande oponente no K2 durante todo o ano. Os ventos do pico atingem a força de um furacão, as temperaturas do ar parado estão bem abaixo de -65 graus e a pressão barométrica baixa do inverno significa ainda menos oxigênio – então as margens de erro são quase inexistentes, o menor erro pode ter consequências catastróficas”, adverte Purja em uma publicação em seu site.
Nims aposta em sua equipe para o sucesso da expedição. Os Sherpas parceiros de Nims, Lakpa Dendi Sherpa, Lakpa Temba Sherpa, Chhangba Sherpa e Gesman Tamang, que chegaram junto com ele ao cume em 2019 já estão confirmados na equipe liderada por Chhang Dawa Sherpa e Sergi Mingote.