Quadricíclos destroem oásis na região de Mendoza, a Laguna de Los Cangrejos

0

Mendoza é conhecida mundialmente por abrigar a maior montanha das Américas, o Aconcágua. No entanto, as montanhas não são as únicas atrações naturais da região que atraem visitantes e turistas. A Laguna de Los Cangrejos na Rodovia 13, que liga o Município com Uspallata em Las Heras, também é um apreciado oásis em meio à aridez da região.

Todavia, um grupo de pessoas com quatro quadricíclos, duas motocicletas e duas camionetes danificaram o local no último final de semana.  Segundo testemunhas eles atearam fogo na vegetação após um churrasco, jogaram garrafas de bebidas e lixo no lago e entraram na lâmina da água com seus veículos causando erosão.

Quadricíclos flagrados dentro da Laguna de Los Cangrejos

O local abriga um nascente de água e uma série de espécies de vida selvagem como caranguejos, peixes e até guanacos. Praticantes de Enduro e pilotos de 4X4 costumam passar pela região para apreciar a natureza.

“Atualmente não há sinalização ou segurança na área, mas estamos trabalhando nisso. Pedimos à comunidade de Mendoza que cuide de seus espaços mesmo que não tenham cartazes. Sabemos que o lixo nunca se deposita em cursos d’água ”, concluiu Cristian Gutiérrez, coordenador de Turismo de Las Heras.

Os homens que causaram a degradação da laguna fugiram ao serem vistos por testemunhas.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário