Recomeçam as obras no Parque Estadual do Monge

0

Parque Estadual localizado no município da Lapa (PR) está fechado desde 2008 para revitalização, num projeto com diversos episódios polêmicos, dentre eles a proibição da escalada no local.

O Parque Estadual do Monge, 50 km de Curitiba, é famoso pelo turismo religioso e também pelos esportes de aventura, sendo reconhecido como ótimo local para a prática de escalada, vôo livre e mountain bike. Ele se localiza nos limites da área urbana do município da Lapa, uma cidade histórica no Paraná com grande vocação turística.

Tal parque é uma das mais antigas unidades de Conservação do Paraná, com 54 anos de existência. A cobertura vegetal original do local são os Campos Gerais, no entanto, na década de 1950, a vegetação nativa foi substituída por florestas de Pinnus e Eucalipto, que são espécies invasoras.

A fim de devolver o parque sua paisagem original, o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, elaborou um projeto de recuperação ambiental da Unidade de Conservação que consistia em eliminar as espécies invasoras e recompor os campos originais. O financiamento do projeto viria da própria venda da madeira e enquanto a derrubada das árvores estivesse em andamento, o parque ficaria fechado para a segurança do usuário e esta primeira etapa seria entregue em fevereiro de 2010, aniversario de 50 anos da Unidade de Conservação.

As obras, no entanto não foram executadas como o programado. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o equivalente a 640 caminhões de toras de pinus e eucalipto foram comprados por uma madeireira por R$ 3,5 já em 2010, mas este montante de dinheiro não foi reinvestido na revitalização do parque. As árvores exóticas rebrotaram e já são arvores adultas e para piorar, toda a infra estrutura existente antes do projeto, que era considerada inapropriada pelo IAP, foi demolida e a nova estrutura, que seria construída em substituição á antiga, hoje não passa de escombros abandonados.

Em 2010 as obras foram paralisadas por conta de uma moratória do Governo Estadual. Já em outubro de 2011, responsáveis pela empresa encarregada pelas obras, a AZN Engenharia, se reuniram com o Prefeito Municipal da Lapa, Paulo Furiati, e durante a reunião ficou definido que as obras seriam entregues em fevereiro de 2012.

A promessa não foi cumprida e, no mês de março de 2012, o engenheiro responsável pelas obras no parque, prometeu que no máximo em junho daquele ano as obras seriam entregues. As obras, no entanto ficaram no meio do caminho, uma irregularidade na empresa contratada fez que o governo encerrasse o contrato, deixando o parque completamente abandonado e com as obras inacabadas desde então.

Em 2013, uma nova licitação contratou a empresa Valor Construtora e Serviços Ambientais. No edital, o inicio das obras deveria acontecer no dia 10 de janeiro, no entanto, o recomeço das obras se iniciou apenas ontem, dia 06 de Fevereiro.

A população da Lapa vive uma grande expectativa em relação ao reinicio das obras, que tem prazo de 150 dias para terminar, ou seja, elas devem ser concluídas no dia 10 de Junho deste ano.

Esportes de aventura no Monge

Quem também vive grande expectativa são os praticantes de esportes de aventura, que há anos sofrem com restrições. A escalada, por exemplo, havia sido proibida dentro do parque e as vias depredadas. Graças à um projeto da Federação Paranaense de Montanhismo – FEPAM, houve a promessa que, com a reabertura da Unidade de Conservação, haveria uma regulamentação da escalada, promessa que pode estar prestes a ser cumprida com o términos das obras.

A revitalização completa do parque, no entanto, não ficará pronta tão cedo, já que este reinício de obras é apenas para a primeira de três fases do projeto. Por isso, muitos freqüentadores são céticos quanto esta noticia. Na comunidade do Parque do Monge no Facebook, os integrantes não comemoraram o reinicio do projeto e prometem fiscalizar de perto o andamento da obra.

 

Notícias Relacionadas:

 

:: Frustração na reabertura do Parque do Monge
:: Parque do Monge fica aberto só mais 2 meses
:: Parque Estadual do Monge ficará fechado por um ano
:: Fepam entrega projeto para rever escalada no Parque do Monge
:: Parque Estadual do Monge voltará a ter escaladas
:: Após atraso, obras no Parque do Monge devem começar na próxima semana
:: Obras paradas nos Parques Estaduais do Monge e Marumbi
:: Parque da Gruta do Monge continua fechado
:: Para liberar escaladas em Parques: Um exemplo!

:: Liberada licitação para obras de revitalizar o Parque Pico do Marumbi
 

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário