Cadena de 10c à vista

0

Direto da Grécia, no arquipélago do Dodecaneso, o escalador italiano Maurizio Zanolla encadenou à vista a via “Rock and Blues”, na ilha de Kalymnos.


Bom, ao lerem o resumo da matéria, devem estar se perguntando: o que tem de mais nisso?

Diante dos recordes de cadenas à vista virem evoluindo desde Yuji Hirayama, com a primeira cadena de um décimo primeiro grau à vista, e de Patxi Usobiaga, com a primeira cadena de um 11b à vista, o que hoje, na presença desses “monstros da escalada”, traria a importância a este feito?

Maurizio Zanolla tem 51 anos de idade! Tal graduação é tida como difícil para escaladores no auge de sua escalada esportiva, ainda mais quando mandada à vista.

Alguns meses atrás, coloquei uma matéria sobre uma cadena fortíssima, de Yuji Hirayama, de um 11b. Esta, porém, feita depois de muita insistência e muito trabalho sobre a via.

Maurizio “Manolo” teve a felicidade de completar a via em sua primeira tentativa, o que deixa a conquista com uma valorização mais especial.

Essas conquistas de escaladores mais experientes servem como inspiração para aqueles que se acham muito velhos para conquistarem graduações mais elevadas.

Fonte: http://www.planetmountain.com

André Braga

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário