Depois de duas tentativas finalmente o segundo ponto mais alto do norte de Minas foi pisado pela primeira vez por alguém saindo de sua base. Uma expedição realizada entre os dias 13 e 15/02 desse ano conquistou o cume do Sucuruiu. A altitude aferida pelos GPS de navegação foi de 1.760 metros (a medida do IBGE é 1.790m). A terceira expedição, foi idealizada pelo montanhista, cantor e compositor, Bernardo do Espinhaço, e contou com sete montanhistas: André Junqueira, Arthur Herculano, o próprio Bernardo, Damastor Alves, Douglas Dutra, Rafael Leal e Samuel Oscar. Damastor esteve na segunda, abortada por más condições climáticas, e Rafael na primeira que foi interrompida por uma lesão no joelho de Bernardo após uma queda de sete metros de altura.
Um detalhe curioso é que o grupo sugeriu que o primeiro a pisar no topo fosse Damastor, que é natural de Monte Azul, município que abriga a montanha juntamente com Santo Antônio do Retiro. A cena foi registrada e será parte de um mini documentário produzido pela Aventufilm e Drone da Montanha. O Sucuruiu tem uma das paredes mais imponentes do Brasil. Com mais de 1.250 metros saindo da base em São João do Bonito, o ganho altimétrico é semelhante ao trekking da Pedra da Mina via Paiolinho, na Mantiqueira.
A equipe de expedicionários contou com o suporte técnico de Eduardo Gomes (do Instituto Grande Sertão), Tiago Duque (engenheiro geólogo), John Denver e Jessyca Mainne Passos (logística). O objetivo maior da expedição é gerar visibilidade para a região e lá criar uma unidade de conservação permanente. A serra tem sido assediada por um projeto de energia eólica que irá gerar degradação ambiental e visual em um ambiente intocado.
4 Comentários
Acho que deveriam rever essa história de primeira equipe a chegar ao cume do Sucuriú, já que essa região já é de conhecimento de diversas pessoas locais. Enfim o cume já foi alcançada por outras pessoa, acontece que não foi registrado por mecanismos tecnológicos, uma vez que não é de interesse dos moradores locais essa forma de registro.
exatamente! sou da serra, lá sempre teve doido que subiu kkkk
Pingback: Imerso na arte e em reflexões, Bernardo do Espinhaço lança novo álbum na pandemia - Rádio POP! Rio de Janeiro
Excelente comentario, HERNANE T. S.
Muitas pessoas provavelmente da região foram ate o pico por varias vezes, porem nao regisraram.
Podem mudar a matéria para: ” primeiro grupo de que se tem noticia que registrou o fato”.