Cordón del Plata

0

O Aconcágua com seus quase 7000 metros sempre foi a estrela mais brilhante da constelação andina, mas nos últimos tempos vem brilhando cada vez menos por conta de sucessivas intervenções alheias ao “espírito de montanha” que o está empurrando pouco a pouco para transformar-se num parque turístico.

Considero isto uma tendência irreversível e não duvido que em futuro próximo se atinja o cume confortavelmente sentado numa cadeirinha de teleférico. Hoje isto já é tecnicamente possível aproveitando o declive “suave” da rota noroeste e em breve será também viável economicamente pelo intenso fluxo de interessados nesta prática de turismo.

O turista sairá de Puende del Inca montado em mula até o acampamento de Confluência onde permanecerá dois dias alojado em grandes barracas dormitórios comendo suculentos bifes de churiço e salada de frutas no restaurante da empresa, depois continuará a jornada montado no animal até o Gran Hotel Plaza de Mulas onde ficará outros três dias com água caliente, televisão via satélite e serviço de quarto.

Neste meio tempo aproveitará para fazer bons passeios pelas redondezas enquanto se aclimata e os mais fortes podem partir a pé até o acampamento de Nido del Condóres, outros menos afeitos ao desgaste físico seguem de helicóptero mesmo. Em Nido mais festança regada a vinho mendocino, lhomo, pizzas e salmão por mais dois ou três dias para finalmente tomar seus lugares no teleférico e em uma hora estourarem um legítimo champagne frances no cume das Américas debaixo de um céu azul cobalto, quase negro.

Dá para voltar ao hotel antes do meio dia e despachar as fotos pela internet sem o risco de perder o almoço. Em cada parada será minuciosamente avaliado por uma equipe médica eternamente de plantão para cuidar de sua saúde.

Disto tudo só falta os cabos de aço do teleférico, o restante da infra-estrutura já está lá pronta para uso, é só pagar o preço ainda que um pouco salgado demais.

Mas o que poucos principiantes sabem é que nos Andes não se respira ar rarefeito só no Aconcágua e existem centenas de montanhas com altitude bem próxima ao do gigante e facilidades de acesso igualmente favoráveis. Algumas praticamente grátis ou com custos irrisórios e aventuras ainda autênticas. O Cordón del Plata é ainda hoje praticamente igual ao Aconcágua de 10 ou 15 anos atrás e situa-se bem próximo, na vizinhança de Mendoza, e reúne muitas vantagens.

1.)    Não é preciso pagar nenhum permisso.
2.)    O refúgio e os serviços ainda são baratos.
3.)    Dá prá acampar a custo zero – sem usar os refúgios.
4.)    A aproximação é bem mais curta – pode dispensar as mulas.
5.)    Tem montanha prá tudo quanto é gosto.
6.)    Não tem guarda-parque prá encher o saco.
7.)    Não tem hippie pintando quadro nem vendendo quiquilharia.

Para alcançar estas montanhas só faltam informações confiáveis, então o Altamontanha.com, a exemplo do que fez no www.aconcagua.altamontanha.com/ , vai no decorrer deste ano disponibilizar roteiros e descrições para muitas destas belezas com mais de 6000 metros.

Aguardem com a mochila montada.

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net

Comments are closed.