Julietti, Uma Vida nas Montanhas participará do Festival Rocky Spirit

0

O filme Julietti, Uma Vida nas Montanhas irá participar do IX Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit em São Paulo nos dias 17 e 18 de agosto. A comovente história relata uma expedição real feita pela montanhista cadeirante Julina Tozzi e sua cadeira Julietti ao vulcão Acotango em julho do ano passado. Ela embarcou nessa aventura junto com seu marido Guilherme Cordeiro e a equipe Gente de Montanha para tentar bater um recorde e Juliana ser a primeira cadeirante a chegar ao topo de uma montanha com mais de seis mil metros de altitude. Também participou da expedição o escalador e paratleta brasileiro Rafael Nishimura.

Juliana Tozi testando sua Julietti nos Andes

A viagem foi linda, com inúmeros desafios e grandes aprendizados para todos da equipe, e ainda rendeu esse emocionante documentário. Foram cerca de 15 dias em La Paz e Vila Sajama na Bolívia conhecendo um novo mundo para Juliana e Guilherme. Foi preciso enfrentar nevascas e fazer adaptações na logística e nos equipamentos, mas Juliana sempre manteve o sorriso no rosto e contagiou todos que estavam envolvidos.

Esse, com certeza, é um filme que nos faz repensar a nossa vida na montanha e o significado da palavra amor.

A equipe reuniu esforços para realizar esse sonho

Montanha para Todos

Juliana já teve uma vida como a maioria de nós tem. Ela e seu marido Guilherme praticavam trekking e montanhismo até que “Ju” descobriu um câncer de mama. Após vencer essa terrível doença ela engravidou e durante a gestação do seu primeiro filho, Juliana, foi acometida por uma síndrome rara que a deixou sem a coordenação dos movimentos. Diante dessa situação, Guilherme fez a promessa de leva lá onde ela quisesse ir, inclusive para montanha.

Julietti no topo do Chacaltaya na Bolívia.

Então ele adaptou uma cadeira de rodas para conseguir andar com Juliana em terrenos íngremes e acidentados, a Julietti. Foi assim que nasceu o Montanha para Todos. Hoje esse projeto se tornou uma organização não governamental com o objetivo de tornar as montanhas mais acessíveis para quem não pode se locomover sozinho.  Atualmente existem 25 cadeiras Juliettis espalhadas por todo o Brasil.

Festival Rocky Spirit

O festival Rocky Spirit é o maior encontro de cinema ao ar livre do Brasil e ocorrerá no Parque Villa Lobos em São Paulo nos dias 17 e 18 de agosto. A amostra reúne filmes nacionais e internacionais com temas ligados a montanha, esportes outdoor, meio ambiente e estilos de vida na natureza.

Além do filme Julietti: uma vida na montanha também serão exibidos curtas-metragens vindos do Telluride Mountain Film Festival, um dos principais festivais de filme de aventura norte americano.  Haverá ainda shows, bate-papos, atividades esportivas, feira orgânica e muito mais durante a programação.

Confira o teaser do filme:

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário